Marília Simões distinguida com o Prémio Carreira Alumni UÉvora 2025
Évora, 1 de novembro de 2025 — A empreendedora Marília Felismino Simões, CEO e cofundadora da ML Analytics, foi distinguida com o Prémio Carreira Alumni da Universidade de Évora 2025, reconhecimento que celebra diplomados cujo percurso reflete os valores de excelência, inovação e empreendedorismo da instituição.
Formada em Matemática Aplicada e Engenharia Informática pela Universidade de Évora, Marília Simões é hoje uma referência na área da Inteligência Artificial aplicada ao
negócio, liderando uma das empresas tecnológicas portuguesas mais promissoras. À frente da ML Analytics, fundada em 2018 por si e pelo marido Luís Simões, após anos de experiência profissional na Holanda, em organizações como a TomTom, a TNT/FedEx e a Agência Espacial Europeia (ESA), tem promovido projetos de Data Science e Prescriptive Analytics em setores como as telecomunicações, a banca, o retalho, a saúde e o espaço, transformando dados em decisões com impacto económico e social. Sob a sua liderança, a ML Analytics integra o Top 5% das Melhores PME de Portugal há cinco anos consecutivos e colabora com organizações como a Altice, Unicre, Brisa, Novo Nordisk (Holanda) e a Agência Espacial Europeia (ESA), para a qual desenvolve as operações dos modelos de Machine Learning da missão ARIEL, a lançar em 2029.
Durante a cerimónia, Marília Simões emocionou o público com um discurso que mereceu ovação de pé, destacando o papel da universidade, da família e da TAFUÉ – Tuna Académica Feminina da Universidade de Évora, que fundou enquanto estudante. “Esta universidade não me deu apenas conhecimento — deu-me asas, deu-me propósito e deu-me um lar para a vida. Évora estará sempre no meu coração”, afirmou.