1. Destaques

    1. 23 de Março
      23-03-2017
          Exmo(a) Senhor(a);   Decorrido mais de 1 ano após a assinatura... [+]
    2. Assembleia Geral das EFs
      27-03-2017
        Encontro Anual das Empresas Familiares   CONVOCATÓRIA ASSEMBLEIA... [+]
    3. Inicio em Abril de 2017
      03-04-2017
        Global Management Challenge 2017   O  Global  Management ... [+]
    4. 26 & 27 April 2017, London, UK
      26-04-2017
        Uniquely designed to bring together trusted advisors, family office executives and... [+]
    5. 12 a 14 de Maio
      12-05-2017
          Este encontro é dirigido aos membros do Fórum Familiar da IEF e de todas... [+]
    • Título
    • Imagem
    • Título Consultório
      Logocostaduarte_rgb300_a
  2. Como podemos ajudá-lo?

    A Associação existe para ajudar as EFs a melhorar a sua gestão e alargar o seu universo de conhecimento.

    Temos a informação e o serviço que precisa.

    Coloque-nos as suas questões ou solicite uma reunião. E-mail

  3. Familyshare

  1. GRUPO DE PERITOS EM EF DA UNIÃO EUROPEIA

    Em 2007 o Presidente da Associação, Dr.Peter Villax, foi nomeado representante de Portugal no Grupo de Peritos em EFs da Comissão Europeia.

    O objectivo deste Grupo de Peritos é o de debater aspectos específicos das Empresas Familiares com vista à preparação de legislação específica para o sector.

    Em 2008 o Grupo de Peritos, produziu diversos trabalhos relevantes para as EFs.

    Em 4 de Dezembro de 2009, depois de 2 anos de trabalhos, a Comissão da União Europeia adopta uma definição para Empresas Familiares, naquele que é um desenvolvimento importante na visão política das Empresas Familiares quanto ao reconhecimento do seu contributo para a economia da UE:

    • Num relatório (1) publicado a 4 de Dez.09, a Comissão da UE anunciou que ía recomendar aos Estados Membros a adopção de uma definição para as Empresas Familiares, naquele que é um primeiro passo para se obter dados precisos sobre esta forma de propriedade que controla, segundo o relatório, “mais de 60% de todas as empresas europeias”.
       
    • Segundo a definição, são Empresas Familiares aquelas em que a família tem o poder de decisão no capital da firma e pelo menos um dos seus membros é gestor. No caso das empresas cotadas em bolsa, é suficiente uma participação de pelo menos 25%.


    Em Portugal, a recuperação das Empresas Familiares e dos grupos económicos é um dos maiores sucessos dos últimos 20 anos. Como se afirma num estudo feito (2,3) no âmbito dos trabalhos promovidos pelo Grupo de Peritos, a revolução de Abril de 1974 foi particularmente dura com as Empresas Familiares portuguesas, já que todas as empresas nacionalizadas nesse período eram de propriedade e gestão familiar. Segundo as EFs  a sua destruição foi um dos factores na quebra inédita de 4% no PIB entre 1974 e 1975 (dados do Banco Mundial (4)), uma redução cerca de 2 vezes maior que aquela que se espera em Portugal para 2010.

    Num comunicado de imprensa de 4 de Dezembro 2009 -  Peter Villax, Presidente da Associação das Empresas Familiares,  disse  :
     

    • “Este relatório vai ter um impacto significativo na forma como a Administração percepciona as Empresas Familiares. Até agora eramos vistos sobretudo como empresas pequenas e com modelos de gestão antiquados, mas afinal existem grandes empresas tão dinamicas como as melhores e são familiares."
       
    • “O que as distingue é a sua preocupação social e o seu crescimento sustentado”. Desde que Alexandre Soares dos Santos, Chaiman da Jerónimo Martins, afirmou em Fevereiro de 2009 que não faria despedimentos, optando antes por cortar nos investimentos, nos salários, nos bónus e nos dividendos, a Associação não registou nenhum despedimento colectivo nas empresas familiares de referência.


    Para mais informação contacte-nos
     

    1. “Final report of the expert group. Overview of family business relevant issues: Research, networks, policy measures and existing studies”, November 2009  European Commission’s Directorate-General for Enterprise and Industry.  Download documento
       
    2. “Overview of Family Business Relevant Issues”, KMU Forschung Austria, 2008 clique aqui
       
    3.  “Overview of Family Business Relevant Issues - Country Fiche Portugal”, KMU Forschung Austria, 2008 Download documento
       
    4. Banco Mundial, recolhido 4.12.2009 Download documento

     

Powered by: Bilaweb